Acesse o Diário Oficial do Estado

Acessar

Casa Civil amplia funcionalidades e conteúdos do site

Computador com site da Casa Civil aberto

Reestruturado para tornar o acesso do cidadão aos serviços da pasta e à legislação estadual mais simples e intuitivo, o site da Secretaria da Casa Civil está gradativamente ampliando suas áreas, funcionalidades e conteúdos. “Nós trabalhamos em várias frentes para facilitar o acesso à legislação e sua aplicação de forma eficaz, no dia a dia, seguindo as prioridades reforçadas pelo governador Ronaldo Caiado. Estamos avançando em termos de inteligência normativa e na aproximação da produção legal do Estado com o cidadão goiano”, destaca o superintendente de Legislação, Atos Oficiais e Assuntos Técnicos da pasta, Alan Tavares, titular da Casa Civil.

Segundo o gerente de Tecnologia da Informação em Legislação, Rogério Duarte, além de proteger o arcabouço legal do Estado, as alterações melhoraram os sistemas e o gerenciamento das atividades, garantindo uma maior segurança. “Entre os resultados mais significativos dessa remodelação do site, está a segurança na disponibilização de informações. Antes era utilizada uma plataforma arcaica e cheia de vulnerabilidades. Agora, o sistema utilizado dificulta muito novos ataques, com uma linguagem de programação mais moderna e eficiente”, afirma.

Desde o início deste ano, o site passou a contar também com um novo sistema de pesquisa à legislação que recebeu novos parâmetros, incluindo a busca por categoria e uma nova opção que permite aos goianos o acesso à legislação por temáticas ou assuntos específicos. “Nós inserimos uma alternativa de pesquisa que permite a busca por temas como cultura, educação, orçamento público, licitações, e o sistema disponibiliza toda a legislação relacionada a essa categoria que foi buscada. Eliminamos entraves e termos técnicos e colocamos parâmetros de busca diferentes”, disse.

A reestruturação facilitou a usabilidade ao cidadão, melhor adaptada para o acesso em smartphones, permitindo ainda a busca conforme o interesse, já que não há mais a necessidade de se saber especificamente qual o tipo de legislação se está buscando, porque o próprio sistema irá apresentar as possibilidades. “Nós passamos a utilizar um sistema mais responsivo, o que facilita o uso em dispositivos móveis. Hoje praticamente todo mundo tem um celular, então é importante que o acesso via smartphone seja ágil, descomplicado e compreensível”, disse.