Sábado, 21 de Abril de 2018
Em São Paulo, José Eliton se reúne com Doria para conhecer Corujão da Saúde
17/04/2018 06h21 - Atualizado em 17/04/2018 11h22
Foto: Governador vai a São Paulo conhecer o Corujão da Saúde

O governador José Eliton se reuniu nesta segunda-feira( 16/04) com o ex-prefeito de São Paulo João Doria para conhecer em detalhes o Corujão na Saúde, programa implantado pela gestão paulistana que reduziu as filas por procedimentos médicos na rede municipal. Acompanhado pelo ex-governador Marconi Perillo, José Eliton foi recebido na tarde de hoje por Doria, autor do programa, que terá continuidade na gestão de Bruno Covas, que o sucedeu no cargo.

"O Corujão conseguiu avançar na oferta de consultas e de exames à população no período noturno, iniciativa que estamos iniciando em Goiás, dando sequência ao trabalho realizado pelo (ex-) governador Marconi Perillo, que estruturou a rede de hospitais estaduais, dando a possibilidade agora para avançarmos nessa linha", disse José Eliton. "Fiquei impressionado com o que eu ouvi do João Doria, autor desta ação importante para os paulistanos", disse o governador, ao lado de Doria e de Marconi.

Mais cedo, o governador José Eliton se reuniu com três grupos empresariais para tratar de novos investimentos parta Goiás. A agenda do dia termina logo mais, em reunião de trabalho com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, na sede do Executivo paulistano.

O ex-prefeito se disse honrado com a visita de José Eliton e de Marconi e com a iniciativa deles de conhecer o programa. "De fato esse é um programa vitorioso. Em 83 dias, zeramos uma fila para exames de imagem de 476 mil pessoas que aguardavam para fazer esses exames e, com boa gestão e boa participação do setor privado de saúde, nós zeramos", disse Doria. "Agora, disponibilizamos todo o projeto para que o Governo de Goiás possa realizar no âmbito do Estado e também de seus municípios", disse o ex-prefeito paulistano.

Menos de três meses depois de implantado, em 2017, o Corujão da Saúde, segundo a Prefeitura de São Paulo, 99,65% dos 485.300 exames em espera no ano passado, praticamente zerando a fila. Iniciado em 10 de janeiro, o programa realizou 342.741 procedimentos, o equivalente a um paciente atendido a cada 20 segundos. O atendimento é realizado em hospitais e clínicas das redes pública, particular e filantrópica, que ofertam exames extras em horários alternativos, conforme a capacidade ociosa de cada local.

Entusiasmo

“Estou entusiasmado com o Corujão da Saúde, que visa ofertar consultas e exames em um terceiro turno para que o trabalhador também possa ter acesso a esses serviços no período que seja propício”, declarou o governador José Eliton nesta segunda-feira (16/04), em São Paulo. Acompanhado do ex-governador Marconi Perillo, ele se reuniu com o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, para conhecer um pouco dos resultados do programa, implementado há pouco mais de três meses pelo ex-prefeito João Doria.

De acordo com o prefeito Bruno Covas, o programa Corujão foi implantado em janeiro, sofreu críticas inicialmente, mas hoje é um dos mais bem avaliados na gestão municipal. Eram 585 mil pessoas para realizar exames, número que já foi reduzido consideravelmente. O Corujão encontra-se na sua segunda etapa de implantação, que inclui o atendimento a cirurgias eletivas, onde 35 mil procedimentos já foram realizados.

Em seu encontro com o prefeito de São Paulo, o governador José Eliton destacou que “a partir daquilo que o ex-governador Marconi Perillo construiu em termos de infraestrutura de saúde no estado, será possível estabelecer uma agenda que possa melhorar ainda mais a condição de saúde em Goiás”. Além das consultas e dos exames em terceiro turno na rede pública estadual, José Eliton também implementará as cirurgias eletivas para atender às demandas dos municípios.

O prefeito Bruno Covas colocou-se à disposição do estado de Goiás para a troca de experiências entre os estados. Ele pediu ao governador José Eliton que transmitisse ao secretário de Saúde, Leonardo Vilela, o convite para que fosse pessoalmente à capital paulista para conhecer o programa Corujão nas suas várias peculiaridades.

O ex-governador Marconi Perillo, presente ao encontro, destacou que o programa Corujão é excelente para São Paulo e que se deu certo lá, também vai dar certo em Goiás. Ao prefeito Bruno Covas, Marconi disse que ele “é o orgulho da família”. Bruno assumiu a Prefeitura de São Paulo no dia 6 deste mês, após a renúncia de João Doria que vai concorrer ao Governo do Estado.

Bruno é advogado, formado pela USP, e economista, pela PUC SP. O prefeito é neto do ex-governador de São Paulo, Mário Covas. Em 2011, foi secretário de Meio Ambiente no governo de Geraldo Alkmin. Foi deputado estadual por dois mandatos e eleito deputado federal em 2014, sendo o quarto mais bem votado do estado. Em 2016, tornou-se vice-prefeito.

Durante agenda administrativa em Edealina, neste domingo, 15, o governador disse que o atendimento em saúde no terceiro turno começa a ser ofertado dentro de duas semanas. “Estamos avançando na construção de uma saúde que atenda a todos e esperamos implementar o terceiro turno nos hospitais da rede estadual em duas semanas”, afirmou José Eliton. Segundo destacou, a Secretaria de Saúde já está ultimando os preparativos para os novos serviços que irão possibilitar ao trabalhador cuidar da saúde após o trabalho.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás.