Terça, 23 de Setembro de 2014
Governo firma acordo de segurança com 11 prefeituras
03/04/2013 16h16

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Justiça, celebrou um convênio de cooperação mútua com 11 prefeituras do Nordeste goiano, nessa terça-feira, dia 2, em Posse. Com o documento, as prefeituras estão autorizadas a firmar acordos com as polícias Civil e Militar para o pagamento de horas extras aos profissionais da segurança. A assinatura do convênio se deu durante audiência pública comandada pelo vice-governador José Eliton para ouvir as reivindicações na área de segurança dos representantes dos municípios da região.

“O Estado tem entrado mensalmente com mais de R$ 3 milhões para o pagamento de horas extras e os diversos municípios contribuem com pequenas parcelas, complementando esse valor que já é repassado pelo Estado”, explicou o secretário de Segurança Púbica, Joaquim Mesquita que, juntamente com o vice-governador José Eliton, ouviu as reivindicações dos presentes.

“Temos consciência do aumento da criminalidade e isso é um problema do País inteiro”, observou Joaquim Mesquita, ao ponderar, no entanto, que as estatísticas de Posse são uma das menores do Estado. Segundo o secretário, entre as medidas para melhorar a segurança em Goiás está o aumento do efetivo, que tem sido providenciado por meio da realização de novos concursos. “De fato, podemos dizer que ainda há muito a ser feito na Segurança Pública, mas também podemos dizer que muito já foi feito”, observou.

Durante a reunião, o vice-governador José Eliton, lembrou que é preciso discutir a vinculação de receitas e o Pacto Federativo. “Os prefeitos que estão aqui sabem como é importante a vinculação de recursos para determinadas atividades”, afirmou, ao defender a destinação de verba carimbada para a área de segurança e incentivar as lideranças presentes que discutam o assunto com os representantes de todas as esferas dos governos.

A audiência foi acompanhada ainda pelo delegado geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski; o comandante da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Helbingen. A comitiva também acompanhou José Eliton nas visitas onde será construído o Ambulatório Médico de Especialidades – AME, na  Delegacia Regional de Polícia Civil, ao Batalhão da Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros e ao presídio. A equipe  vistoriou ainda o local onde será construída a sede do Comando Regional da Polícia Militar.

Fonte: Goiás Agora