Governo de Goiás

Secretaria de Estado da Casa Civil

Procure o que você precisa:
Quinta, 18 de Dezembro de 2014
Notícias
Sistema de Captação de Água no Corumbá IV beneficiará cidades do Entorno e DF
08/02/2012 15h36 - Atualizado em 08/02/2012 15h49

              A Secretária de Estado do Entorno, Professora Edna, representou o Governador Marconi Perillo na vistoria das obras de Corumbá IV, no último dia 02. Na ocasião, estavam presentes Nilson Freire (Presidente da Saneago), Olegário Martins (Diretor Engenheiro da Saneago), Mércio Viana (Engenheiro da Caesb), Senhor Othon (Secretário de Obras da Caesb) e Célio Biavati (Presidente da Caesb).   

            O sistema de captação de água está sendo implantado com a parceria entre os governos de Goiás e Distrito Federal. A medida irá beneficiar a população dos municípios Goianos Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso. Já no Distrito Federal, as cidades satélites Gama, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia e Santa Maria também serão contempladas.

    As obras de responsabilidade da Saneago estão bastante adiantadas. A parte de captação está com cerca de 75% concluídos e os 15 quilômetros de adutora, com vazão de 3,6 m³/s, estão prontos. A partir deste ponto a água vai ser levada até a Estação de Tratamento de Água – ETA, distante 28 quilômetros das margens da represa, já em fase de licitação pela Caesb, que responsável também pela implantação de 13 quilômetros de adutora e dos quais cerca de três quilômetros estão prontos. A ETA está em fase de licitação e o sistema deverá estar pronto em 2014.    

 

Alcance

                   O trabalho está sendo executado por etapas e os investimentos chegam a R$ 400 milhões, verbas do PAC com recursos da Caixa Econômica Federal – CEF, e do Orçamento Geral da União – OGU. A previsão para conclusão das obras de todo o Sistema Produtor Corumbá IV é de dois anos (2014) e vai solucionar o problema de falta de água tratada de cerca de 600 mil famílias.Depois de pronto o Sistema chegará a uma produção de até 5.600 litros por segundo (l/s) e vai regularizar a entrega de água tratada a antigas invasões da capital federal.

           De acordo com a secretária de Estado do Entorno,professora Edna, a obra é de extrema importância para a população. Segundo ela, a união entre os Governos de Goiás e DF será essencial para a agilidade da obra: “Com o empenho dos dois governos, em breve tudo estará concluído”, declara Profª. Edna.

FONTE:SECRETARIA DE ESTADO DO ENTORNO/Comunicaçã Setorial  da Casa Civil

Rua 82, Palácio Pedro Ludovico Teixeira s/n , 8º andar, Setor Sul - CEP : 74088-900

© Copyright 2012. Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento